quarta-feira, 4 de julho de 2012

As propriedades do alho francês

O alho Francês pertence à mesma família dos alhos e das cebolas. É muito rico em minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selénio, manganês, enxofre, silício, e outros oligoelementos), tornando-o um alimento remineralizante, desde que seja cultivado em modo biológico, sem recurso a adubos químicos. Contém um óleo enxofrado que estimula a produção biliar e activa as funções gástricas e intestinais. Tem vitaminas A, do grupo B, ácido fólico, C, E e K, é diurético, anti-séptico, depurativo e laxante, pelo que ajuda a combater as doenças de pele. Também ajuda a limpar os pulmões, sendo útil em caso de afecções respiratórias. Tem propriedades antianémicas, estimula a renovação do sangue, favorece a circulação sanguínea, prevenindo assim a formação de varizes e hemorróidas, e controla os níveis de colesterol.

Pode comer-se cru, em rodelas finas, misturado nas saladas, em sopas frias, como acompanhamento de queijos frescos. Também podem fazer-se saudáveis e deliciosos sumos, combinando o alho francês com beterraba, aipo, cenoura, maçã e/ou pepino.
Cozinhado, pode ser incluído em sopas de peixe, marisco, carnes estufadas, massas, sopas e cremes de legumes, tartes, gratinados, ...

O alho francês conserva-se no frigorífico cerca de 2 semanas.


Bibliografia consultada:
2012. RODET, Jean-Claude. Guia dos alimentos vegetais. 4ªed. Lisboa, Gradiva.
2008 (imp.). O grande livro dos alimentos, vol.2. Col. Viver Melhor. Rio de Mouro, Círculo de Leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário