quinta-feira, 3 de maio de 2012

Destaque da semana: as vantagens da cenoura


A cenoura é um alimento muitíssimo rico, um excelente tónico matinal!

Contém vitaminas A (facilita a reprodução e o desenvolvimento das células), B2, B4, B6, C, D e E, e uma provitamina A -betacaroteno – antioxidante; contém açucares simples – levulose e dextrose – que são directamente assimiláveis; é rica em minerais – ferro, cobre, sódio, cálcio, fósforo, bromo, iodo, zinco e manganês.

O consumo de cenoura favorece a regularização do trânsito intestinal, a redução da taxa de colesterol e o bom estado da pele e das mucosas (especialmente indicada para situações de eczema, sardas, acne, sarampo, varicela).

A cenoura contribui para o equilíbrio ácido-básico, é tónica, remineralizante, favorece a hemoglobina, é suave e hepática.

Uma dieta rica em cenoura é aconselhada para quem tem problemas de anemia, astenia, crescimento, convalescença e deficiência da visão crepuscular e das cores (devido à forte concentração em provitaminas A e B9 carotenóides); é fundamental para quem tem problemas hepáticos, para as mães aleitantes, pois favorece a lactação e para o bébé na fase de rompimento dos dentes.

Não deve retirar a casca às cenouras, pois esta é a parte mais rica em vitaminas, mas se o fizer, é preferível preparar as cenouras na altura de serem consumidas, para não destruir a vitamina C; o ideal é apenas lavá-las com uma escova de vegetais. Não deite fora a rama, pois é rica em sais minerais e fica excelente nas sopas e nas quiches de vegetais; pode usar as partes mais tenras em saladas.

Conserve as cenouras no frigorífico, em saco perfurado, para evitar a condensação que as faz apodrecer; não as misture com alimentos que libertem muito etileno (pêra, maçã, batata), que as torna amargas e diminui a sua conservação. Fora do frigorífico coloque-as em local fresco (1ºC), húmido (95% de humidade) e arejado.

Coma cenouras, pela sua saúde!!

Bibliografia consultada:

2012. RODET, Jean-Claude. Guia dos alimentos vegetais. 4ªed. Lisboa, Gradiva.

2004. SALGUEIRO, José. Ervas, usos e saberes. Plantas medicinais no Alentejo e outros produtos naturais. 2ª ed. Lisboa, Ed.Colibri; Montemor-o-Novo, MARCA – ADL.

Sem comentários:

Enviar um comentário