quinta-feira, 10 de maio de 2012

Destaque da semana - Benefícios do Morango

O morango é um fruto muito saciável, com baixo valor calórico, rico em água e em pectina (fibra solúvel que aumenta a sensação de saciação, combate a prisão de ventre e elimina o mau colesterol). É rico em vitamina C e ferro (ajuda a combater a celulite e os estados de desânimo e cansaço), em vitamina E, que protege a pele dos raios ultravioletas, em potássio, pelo que tem propriedades diuréticas e depurativas, atuando na eliminação do ácido úrico acumulado, e tem um elevado teor de ácido elágico, conferindo-lhe propriedades antioxidantes.
Contêm xilitol, um edulcorante que se usa como substituto da sacarose e que não provoca cárie; contém flavonóides e pequena quantidade de ácido salicílico.
O morango pode consumir-se em sumo, em salada de frutas, em gelados, compotas, bolos, batidos,... mas a melhor forma de o consumir é mesmo fresco!
A sua época de colheita estende-se de Março a Julho (embora possamos encontrá-los noutras épocas do ano, cultivados em estufa).
Devem escolher-se os de cor vermelho vivo e com aparência fresca e guardar-se no frigorífico até à altura de consumir, sem lhes retirar os talos verdes. São frutos delicados e frágeis!

Bibliografia consultada:
O grande livro dos alimentos. vol.1. Colecção Viver Melhor. Ed. Círculo de Leitores

Sem comentários:

Enviar um comentário