quarta-feira, 23 de maio de 2012

Destaque da semana: propriedades da curgete

A curgete é um legume de verão, rica em fibras solúveis e de elevada densidade mineral, daí a sua acção remineralizante.
Contém mucilagem, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, zinco, caroteno, enxofre, Vitamina A, Vitaminas B1, B2, B3 e B5 e Vitamina C.
É muito baixa em calorias e estimula a eliminação de líquidos, o que a torna um excelente aliado nas dietas de emagrecimento.
Favorece a saúde cardiovasular, é útil nos casos de hipertensão  e de problemas das vias urinárias. É laxante, depurativa, desintoxicante, digestiva e suavizante intestinal, pelo que é indicada para doentes, idosos, crianças  e pessoas com problemas disgestivos.
As curgetes tenras podem comer-se cruas, em saladas, (temperada com ervas aromáticas adapta-se às dietas sem sal). Podemos consumi-la em sopas, purés, omoletas, recheios, estufados, refogados, doces, cozida a vapor, grelhada, frita,... Deve ser comida com a pele, onde se concentram maior quantidade de nutrientes. Experimente misturá-la no sumo de fruta e torne o seu pequeno almoço diferente!
Conserva-se no frigorífico, na caixa dos legumes, durante uma semana.

Bibliografia consultada:
2012. RODET, Jean-Claude. Guia dos alimentos vegetais. 4ªed. Lisboa, Gradiva.
2008 (imp.). O grande livro dos alimentos, vol.2. Col. Viver Melhor. Rio de Mouro, Círculo de Leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário