terça-feira, 23 de outubro de 2012

Falemos de ... Diospiro!




O nome Diospyros vem do grego dióspuron que significa alimento de Zeus.

É originário da China e muito popular no Japão.

O diospiro é um fruto bastante doce e contém uma grande quantidade de água. Possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas; é alcalinizante e antioxidante. A pectina e a mucilagem que contem, conferem-lhe propriedades suavizantes e protectoras da mucosa intestinal. Também é rico em potássio, que é importante para a tensão arterial, para o equilíbrio dos fluídos do corpo e para a contracção muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, devido ao potássio. Por ser muito rico em hidratos de carbono de absorção rápida, deve ser consumido com moderação por quem tem níveis altos de glicemia

De acordo com a Tabela da composição de alimentos, publicada pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em termos nutricionais, 100gr de porção edível de diospiro fornece-nos:

 
Energia (kcal) 58
Água (g) 82,6
Proteína (g) 0,6
Gordura (g) 0
Hidratos de carbono (g) 14,8
Fibra (g) 1,5
Caroteno (μg) 177
Potássio (mg) 228
μg = microgramas e mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.

Sem comentários:

Enviar um comentário